sábado, 1 de março de 2008

Atualização prévia do Vista SP1 faz PC reiniciar infinitamente

Atualizações enviadas pela Microsoft a usuários do Windows Vista para preparar os PCs para o Service Pack 1 (SP1) - que chega às máquinas no próximo mês - estão comprometendo alguns computadores, segundo mensagens no site de suporte da empresa
Na última terça-feira, a Microsoft começou a mandar aos usuários do Vista duas atualizações pré-requisito para a instalação do SP1 do Vista. Os updates foram enviados automaticamente pelo Windows Updates, portanto foram baixados e instalados na maioria das máquinas que rodam o Vista.
Em seguida, usuários começaram a reclamar que a última atualização travava exibindo a mensagem "Configuring Updates Step 3 of 3 - 0% Complete" (configurando atualizações passo 3 de 3 - 0% completo) e em seguida o computador era reiniciado sucessivamente.
Um outro grupo reportou um problema diferente: depois da atualização, o computador se recusava a reiniciar normalmente. Tentar iniciar o PC no modo de segurança também não funcionava, disseram os usuários.
Alguns usuários conseguiram retomar o controle da máquina utilizando o System Restore do Windows Vista, ferramenta que periodicamente congela imagens do PC, permitindo recuperar o sistema a partir dos pontos de recuperação, com o DVD de instalação do Vista.
“Os dois primeiros pontos de recuperação falharam”, disse um usuário, com o apelido de phazedoubt. “Tive de voltar três dias antes”, relatou ele.
Os usuários que procuraram o suporte da Microsoft para assuntos de update receberam a instrução de reiniciar o computador e escolher "Run Startup Repair".
“Aparentemente, segundo a Microsoft, minha máquina foi reiniciada pensando que tinha baixado uma atualização, mas na verdade o update não foi baixado”, disse o usuário “bicksbah” no grupo de notícias do suporte. “Portanto, com a reinicialização, o sistema não achava a atualização e o Vista continuava tentando instalá-lo infinitamente”.
Mensagens deixadas no grupo de notícias indicam que a Microsoft está ciente do problema. Um usuário identificado como Darrell Gorter, que afirmou estar ligado à Microsoft, pediu a usuários que enviassem arquivos de log para “determinar a causa do problema”. No entanto, representantes oficiais da empresa não foram localizados até o domingo para confirmar ou comentar o assunto.
Mensagens deixadas no mesmo grupo de suporte revelam que o problema, na verdade, foi reportado pela primeira vez em dezembro, quando usuários foram instruídos a baixar e instalar os updates anteriores à atualização final para poder testar a versão “release candidate” do SP1. As reclamações aumentaram em volume no último mês, quando a Microsoft abriu uma segunda versão, mais completa, para mais usuários.

Fonte: IdgNow

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