sábado, 26 de janeiro de 2008

CORTAR NÃO É A SOLUÇÃO!

O que você acha da imagem ao lado? Bonita né? representa uma cidade arborizada, que apesar de seu crescimento industrial existe uma certa preocupação com o meio ambiente, apesar que se você passar nessa rua o fedor do rio domina seu corpo.

Pois então, a prefeitura de Joinville quer cortar essas arvores foras, estima-se em 120 figueiras, que apesar do nome são arvores lindas (fui obrigado a fazer o trocadilho).

Pagaram para plantar e agora irão pagar, mais caro ainda, para retirar. Pagaram para uma solução paliativa, e agora vão pagar para outra solução paliativa.

Motivo? Elas prejudicam o asfalto. Pô! Será que descobriram sozinhos ou alguém falou pra eles? Assim como qualquer arvore deste porte, a figueira cria raízes consideráveis, isso é obvio. E por isso eles querem solucionar o caso do modo mais fácil... Corta tudo! Falam em cortar 40 figueiras, mas daqui a 1 ano cortam mais 40, e depois mais 40, porque elas também vão prejudicar o asfalto, obviamente.

Porque em nosso pais é tão difícil tomar decisões inteligentes? Porque é difícil prevenir? Mas existe uma luz no fim do túnel...

No Jornal ANoticia duas sugestões para o caso, CTRL+C:
1. Abrir uma vala no asfalto, a cerca de 1,5 metro de distância das árvores e com um metro de profundidade, e colocar uma cortina de concreto para desviar a raiz das plantas para baixo.

A que mais gostei:
2. Construção de um deque de madeira – como se fosse uma varanda – por cima do rio*. “As plantas não precisariam ser cortadas e as pessoas poderiam caminhar na sombra e com segurança pelo deque. Com certeza seria mais barato do que o projeto de retirada das plantas”.

O que o governo fala sobre o caso:
“Quem não conhece é contra. Quem é leigo não entende. Estas árvores estão causando insegurança.”
Marco Tebaldi, prefeito

“As plantas atrapalham o trânsito. Não tem passeio para pedestres, as raízes entram no sistema de drenagem e estouram os canos.”
Geovah Amarante, presidente do Ippuj

Geovah, 80% das pessoas que estão reclamando são motoristas e pedestres ;). Eu sou motorista e até agora elas não me atrapalharam. Ou seja, ainda há tempo de fazer um deque antes das raízes crescerem muito... e elas vão crescer muito, sabia disso?

Existem cidades plantando e outras cortando.
CORTAR NÃO É A SOLUÇÃO!

Links de referência:
Prefeitura abre debate sobre futuro das figueiras
Elas estão com os dias contados
Comentarios e Opiniões

Um comentário:

Jordi C disse...

O Jornal A Noticia de Joinville, tem dado ampla e imparcial cobertura a partir das declarações do prefeito, que tem insistido, em querer cortar as Figueiras da Beira rio.
Cada vez mais um numero maior de pessoas e de entidades estão se organizando para evitar que as arvores sejam cortadas.
O seu texto, ajuda aos cidadãos a se posicionar.
Que o bom senso triunfe e as figueiras permaneçam.